segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Carrega Benfica!!!!

Benfica 1 - 0 FCPorto
14ª jornada da Liga Sagres
Estádio da Luz, 64000 espectadores

Imprensa:



Foi na noite fria e chuvosa de 20 de Dezembro que o Benfica após 3 anos sem ganhar em casa ao FCPorto, recebeu e venceu os azuis por 1-0. Um jogo electrizante, muito emocionante, apaixonante, com os nervos sempre à flor da pele, muito emotivo e com muitas ganas de parte a parte como é sempre um Benfica x FCPorto este não fugiu à regra. Do lado dos encarnados havia duvidas em relação ao onze que iria ser utilizado fruto dos vários indisponíveis para o jogo e do lado dos portistas a única duvida era saber se Jesualdo dava mais força ao meio campo com Guarin ou mais criatividade com Belluschi. As duvidas foram desfeitas no aquecimento onde para surpresa de muitos Urreta apareceu nos titulares do Benfica bem como Ramires e Carlos Martins e do lado azul foi Guarin o escolhido e Varela mais Belluschi estavam no banco.

Previa-se uma Luz cheia, já que os bilhetes estavam esgotados e na verdade o estádio teve mesmo à pinha com muito colorido e emoção e claro está com o inferno da Luz activo a abafar por completo os cerca de 3000 adeptos azuis e brancos presentes. O apoio foi maciço e o Benfica teve claramente um 12º jogador a apoia-lo e a empurra-lo constantemente para a vitoria.



O jogo começou logo com 2 ataques do FCPorto e com este a tentar entrar no domínio do jogo mas à passagem dos 6/7 minutos começou o Benfica a carregar. Uma grande dinâmica do meio campo, um ataque movimentado e técnica e tacticamente muito bem aliados a uma defesa de betão e muito concentrada sem perder bolas levou o Benfica a ter um domínio avassalador em relação ao oponente jogando bem , criando algumas ocasiões e nao deixando o FCPorto jogar com uma pressão alta e constante que teve os seus frutos. À passagem do minuto 22 e depois de Cardozo ter nos pés o golo inaugural foi Saviola que de maneira oportuna e eficaz fez o golo que dava justiça ao resultado e meteu o Benfica a vencer o encontro. A partir daí e até ao intervalo o Benfica não deixou o FCPorto sequer respirar ou tentar responder ao tento encarnado indo para o intervalo com uma supremacia evidente em todos os aspectos. A primeira parte acaba com o 1-0 e um domínio total das operações por parte do Benfica que surpreendeu pela maneira como jogou a todo o campo e com os seus jogadores virados para a luta e extremamente concentrados em fazer o seu papel cada um deles. Os dados estatisticos sao evidentes do dominio encarnado com 11 remates contra 3, com 20 ataques contra 7 e com uma posse de bola de 59 %.




O 2º tempo trouxe obviamente outro FCPorto e um Benfica também diferente. Guarin saiu e entrou Varela dando mais largura ao ataque do FCPorto e no Benfica a estrategia passou por descer um pouco o bloco, aproveitando o contra-ataque e defendendo de forma inteligente sem deixar o Porto entrar na área. Foi o que aconteceu, o FCPorto acabou por nao ter uma unica oportunidade dentro de área e as únicas que teve foram 2 remates de longe que Quim soube defender bem o 1º e no 2º a bola desviou em Luisão e foi para canto. O FCPorto estava com mais bola é certo mas não dominava em todos os capítulos nem criava a ideia que poderia chegar ao empate tal era a consistência defensiva apresentada pelos homens da Luz. Quando Urreta, Ramires e Martins são substituídos, o Benfica voltou a comandar o jogo e ter mais bola, sem deixar o FCPorto (já com Belluschi e Farias em campo) sequer criar perigo e nos últimos 20 minutos até foi o Benfica que teve mais perto do golo por 3 ocasiões. O jogo acabou com o 1-0 feito por Saviola e culmina assim com o vencedor justo que soube fazer das contrariedades beneficios proprios e soube controlar e dominar todas as operações ao longo do jogo. A vitoria nunca esteve em causa e assim o Benfica passa o Natal em 1º na companhia do Braga e com 4 pontos de vantagem sobre o FCPorto.



Benfica:

Quim (gr) - 3
O guardião encarnado teve menos trabalho do que se calhar até pensava e demonstrou e deu grande segurança à equipa e ao sector mais recuado em particular. Deteve bem o remate de Álvaro Pereira e esteve seguro nos cruzamentos salvo uma excepção.

Maxi Pereira - 4
O uruguaio pôs o seu colega de selecção Rodriguez no "bolso" na maior parte do tempo e ainda teve tempo para subir bastantes vezes com precisão e com clareza. Grande jogo a todos os níveis do lateral.

Luisão - 4
Secou Falcão e quem lhe aparecia à frente. Letal no jogo aéreo não perdeu uma bola e esteve muito bem na defesa. O capitão da defesa não errou e deu, tal como os companheiros, grande segurança à equipa.

David Luiz - 4
Imperial a maneira como jogou os 90 minutos. Sem falhas, concentrado, sem dureza excessiva, com cortes magistrais, a limpar tudo o que aparecia ali do adversário e a sair a jogar lindamente. Quase que a sua exibição era coroada com um golo no final.

César Peixoto - 3
Com Hulk pela frente pensou-se que seria ali a fraqueza encarnada defensiva e o começo do jogo até pareceu mais evidente isso mas com o passar dos minutos ganhou confiança subindo no terreno e defendendo como pode e acabou por fazer uma actuação razoável.

Javi Garcia - 3
Devido à consistência que tinha "atrás" de si nem precisou de dobrar muitas vezes os companheiros ou fazer grandes esforços. Ajudou nas suas tarefas no meio campo cumprindo perfeitamente o seu papel.

Urreta - 4
A surpresa maior no onze de Jesus surpreendeu...pela positiva. Muito bem tacticamente, ajudou a defender, recebia e dava a bola certinha e nos pés dos colegas, deu profundidade ao corredor esquerdo, foi um quebra-cabeças para Fucile e ainda teve perto do golo num remate. Grande exibição que só quebrou quando as pernas faltaram já ia o jogo em 60 minutos.

Carlos Martins - 4
A jogar a 10 na posição que ele se sente bem, fez um jogão enquanto teve pernas também...a jogar bem tanto curto como no passe longo e a ajudar nas tarefas defensivas o português demonstrou que Aimar na fazia falta na noite de ontem.

Ramires - 3
Em duvida a semana toda acabou por jogar e ser muito solidário. Notou-se algum receio na disputa de bolas mas mesmo assim fez um bom jogo tacticamente com incursões pela direita e ajudando a defender.

Saviola - 4
O coelho tirou um coelho da sua cartola e decidiu o jogo a favor da sua equipa. Pareceu demasiado preso à bola no inicio mas acabou por ser um dos obreiros da vitoria. Ajudou muito (enquanto o físico deixou) na pressão alta.



Cardozo - 4
O "tacuara" não marcou , esteve perto por 2 vezes. Mas na verdade fez um jogão a segurar bolas sem as perder depois, a movimentar-se, a pressionar alto...Rolando e Bruno Alves não tiveram descanso com ele.

Suplentes:

Weldon - 3
O brasileiro entrou bem no jogo e impôs respeito com a sua velocidade. Varias arrancadas sem ninguém do FCPorto o conseguir acompanhar e muita garra em campo.

Filipe Menezes - 1
O brasileiro entrou na fase "apertada" do jogo e fez o que lhe competia.

Luis Filipe - 2
Entrou para o meio campo , substituindo Ramires e a verdade é que a falta do brasileiro não se sentiu. Bom período de jogo do português que ainda tentou o golo num bom remate de bem longe.

bom: A excelente atitude da equipa do Benfica do principio ao fim. A defender colectivamente com toda a gente e a atacar de forma inteligente e eficaz. O ambiente no estádio foi fantástico como Inferno da Luz a aparecer e a empurrar e equipa.



mau:
o tempo foi a única coisa que não ajudou e teve influencia ainda mais no relvado desgastado e que ao longo dos minutos foi ficando pior. As expulsões de Sapunaru e Hulk no fim só expressam o mau perder e falta de humildade dos portistas.

melhor em campo:
David Luiz (Benfica).

MARCADORES:
22' Saviola 1-0

arbitro - nota 1
A começar na 1ª parte a dualidade de criterios foi gritante. Foram mostrados 2 amarelos a jogadores do Benfica por faltas "normais" enquanto que outras de dureza bem maior ficaram sem amarelos. Há ainda duvidas num lance anterior ao golo do Benfica pois parece que Urreta está em offside embora seja um lance bastante rápido ( no golo de Saviola não há irregularidade nenhuma!) e na area benfiquista em que parece que a bola bate no braço de Cardozo mas de (se bate) é casual pois esta sofre um desvio antes. Fucile também devia ter levado (pelo menos) o amarelo numa rasteira que faz a Urreta sem bola. No 2º tempo o sr arbitro fez questão de tapar os olhos a uma mão clara ( ate na lua se viu!!!) de Rodriguez num canto (penalty por marcar) e ainda teve o descaramento de não dar o vermelho directo a este mesmo jogador após uma entrada dura sobre Javi Garcia. Arbitragem má para um jogo deste calibre que errou pós dois lados.

Carrega Benfica





Sem comentários: