segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Derby com vitória "encarnada"

Benfica 2 - 0 Sporting (Cardozo 13' e 50')



No Estádio da Luz mais de 51000 espectadores viram a vitória encarnada em mais um derby da 2ª circular. Pelo 3º ano consecutivo o Benfica foi superior na Luz aos rivais e voltou aplicar o resultado de 2-0 igualmente obtido em anos transatos.
Estava muito em jogo para ambas as equipas pois , se o Benfica perdendo poderia hipotecar a candidatura ao bi-campeonato , o proprio Sporting tambem não podia perder sob pena de ver o seu rival ganhar o alento que necessitava para mostrar quem é o campeão. Isso ficou bem demonstrado pois o jogo teve sentido unico, uma equipa a querer e a fazer por ganhar e que, ganhando 2-0, podia ter feito mais golos ao passo que os leões só por uma vez criaram real perigo , por volta dos 60 minutos.
Foi uma vitória limpinha onde o sucesso do Benfica se deu à grande entrega dos encarnados, ao futebol praticado pelos campeões nacionais e tambem devido ao 12º jogador vindo das bancadas com o inferno da luz a embalar a equipa para a melhor exibição da época e com momentos a lembrar a maquina ofensiva do ano passado.
Jesus ganhou a P.Sergio a todos os niveis começando por "secar" João Pereira na sua defensiva, impedindo que este tivesse as suas investidas naturais. Isto porque Jesus colocou na ala esquerda Coentrão e Cesar Peixoto mais atrás o que deu o natural "tampão" a João Pereira que ficou amarrado na defesa. Depois ao intervalo Jesus voltou a mexer colocando Amorim para o lugar de Aimar e o Benfica alem de ter ficado mais consistente a nivel defensivo não perdeu nada em termos atacantes como se vê pelas oportunidades criadas.
A nível defensivo o Benfica esteve irrepreensivel em quase todos os momentos do jogo e no ataque teve mortifero, dando grandes dores de cabeça à defensiva leonina que não conseguiu deter a dinâmica "encarnada".
Vitória justa, sem contestação e a mostrar que afinal o Benfica não estava morto e a dar esperanças de um Benfica cada vez melhor daqui para a frente.


O Benfica alinhou no seu habitual 4x1x3x2 ou 4x4x2 losango :

Roberto (gr) - 3.
Cada vez mais consistente na baliza encarnada não teve muito trabalho mas o que teve resolveu com clareza e segurança. De destacar o belo jogo de pés que o guarda-redes possui e a ultima defesa a demonstrar bastante segurança. Teve 2 defesas a 2 tempos mas com os lances controlados.

Maxi Pereira - 4.
Melhor jogo do uruguaio deste ano (bem como da equipa). Grande disponibilidade fisica ao longo da 1ª parte a defender e a atacar e sempre com muita luta e garra nos lances disputados. Na 2ª parte desceu um pouco pois a condição fisica ainda não é a melhor.

Luisão - 3.
O central que em tantos derbys tem uma "luta especial" com Liedson desta vez ganhou em todos os aspectos. Secou o brasileiro quase sempre com um bom poder de antecipação e sempre muito "certinho" nas suas acções.
David Luiz - 3.
O brasileiro cortou o cabelo mas não perdeu pitada da sua classe. Jogou bem na sua posição e , menos ofensivo que o habitual, não comprometeu. Não fez um jogão mas fez um jogo competente e solidário.

Cesar Peixoto - 3.
O "patinho feio" do onze titular teve uma exibição positiva. Sem deslumbrar obviamente, jogou no unico lugar onde ele poderá jogar, a defesa-esquerdo e ganhou a maior parte dos lances mesmo com um erro aqui ou outro ali. Apoiou o ataque sempre que pode.

Javi Garcia - 3.
Fez um belo o espanhol. Nas coberturas defensivas que lhe são destinadas não falhou uma e , mesmo com um amarelo aos 7 minutos, foi bastante eficaz nas suas acções.

Carlos Martins - 3.
Fez um jogo razoável primeiro como interior direito e depois a jogar no meio. Não foi exuberante mas eficaz nas suas acções sendo que o seu trabalho foi mais invisivel que noutros jogos mas esteve lá.

Coentrão - 4.
O motor da ala esquerda do Benfica. Está em excelente forma e mais uma vez esteve em clara evidência quer atacar, quer a defender. Ganhou o duelo com João Pereira e falhou um golo que merecia.
Aimar - 2.
Não que estivesse a jogar mal, mas do meio campo era o menos influente na 1ª parte. Depois do grande jogo que fez contra o Hapoel talvez se tenha ressentido disso fisicamente e ficou no balneário ao intervalo.

Saviola - 3.
O "coelho" alem da assistência que fez para o 2º golo de Cardozo, voltou a fazer daquelas exibições que nos habituou, embora ainda a espaços. A procurar a bola mais atrás, a transportar jogo e a fazer diagonais.

Cardozo - 4.
O homem golo da Luz voltou a usar o seu pé esquerdo para marcar 2 vezes num jogo em que podia ter feito mais 2/3 golos. Mandou ainda uma bola ao poste e deu muito trabalho à defesa do Sporting. O homem do jogo.

E ainda:

Amorim - 3.
Veio trazer alguma consistência extra ao meio campo encarnado e acabou por ter 2/3 jogadas de perigo a nivel ofensivo. De realçar o erro defensivo que deu a unica real oportuniade ao Sporting.

Airton - 1.
Entrou para "segurar" o meio campo ao lado de Javi Garcia.

Jara - 1.
Cinco minutos em campo.

Bom: O bom jogo do campeão. A redenção de Cardozo. O comportamento dos adeptos antes e durante o jogo de ambos os clubes.
Mau: O não reconhecimento de Paulo Sergio que não foi capaz de realçar que o resultado foi justo. A arbitragem, sem influência no resultado, acabou por não ser a melhor com muitas falatas a parar o jogo.

melhor em campo: Cardozo (Benfica).

Arbitragem - nota 3
Como já referi, a arbitragem não foi má a nivel de influencia no resultado pois nao teve nenhuma e tambem nao houve casos para haver polemica. Simplesmente o numero exagerado de faltas era evitavel.


Carrega Benfica

Sem comentários: