domingo, 8 de agosto de 2010

Vitória Azul

Benfica 0 - 2 FCPorto
Supertaça Candido de Oliveira

Ontem começou a época oficial 2010/2011 em Portugal. O Campeão Nacional Benfica e o vencedor da Taça de Portugal FCPorto ndefrontaram-se em Aveiro em jogo a contar para a Supertaça. Jogo que terminou com a vitória azul num jogo tipico de pré-época. A vitória não sofre qualquer contestação e foi inteiramente justa já que o FCPorto foi superior ao Benfica durante praticamente todo o encontro. Entrou no jogo a ganhar e isso tambem influenciou com um golo de Rolando aos 3' e a partir dai o Benfica nunca mais se encontrou perante um FCPorto sempre mais dominador, mais pressionante e com o controlo do jogo.
O Benfica nunca chegou a responder a esse golo e dar uma imagem diferente e entrou na 2ª parte da mesma forma amorfa com que acabou a primeira acabando por sofrer o 2-0 por Falcão. Até ao fim, o jogo deixou de ter muita história pois nem o Benfica conseguiu aproximar-se com real perigo nem o FCPorto acelerou mais (tambem não foi preciso).

O Benfica alinhou no 4x4x2 losango com:

Roberto - 2
O espanhol tarda em demonstrar e dar à equipa a segurança e confiança necessárias e, embora sem culpa nos golos sofridos, isso reflecte-se no sector defensivo. De positivo uma excelente intervenção a remate de Sapunaru.

Amorim - 1
Correu bastante no apoio ao ataque e desse modo abriu infinitas avenidas no seu corredor e, com Varela do seu lado, isso foi fatal. Muito displicente no lance do 2º golo portista.

Luisão - 2
Obviamente fora de forma o capitão lutou até à exaustão. Foi ultrapassadono lance do golo de Falcão por Varela mas lutou até não puder mais.

David Luiz - 2
Tentou como sempre ser o pronto socorro lá atrás mas nem sempre com precisão. Saiu a jogar várias vezes e bem mas depois a equipa não respondia às suas investidas.

César Peixoto - 2
Tinha pela frente Hulk mas não se retraiu fazendo um jogo mediocre, sem dar a profundidade pretendida ao flanco esquerdo mas sem comprometer na defesa.

Airton - 1
Sentiu em demasia o peso do jogo e do contexto deste. Começou o jogo numa tremideira incrivel sem conseguir fazer um passe em condições e não foi o "tampão" necessário à equipa. Deixou-se antecipar no 2º golo azul.

Carlos Martins - 2
O médio lutou bastante mas o discernimento não foi o melhor fruto do esforço que fez no jogo anterior em que alinhou os 90 minutos. Teve um livre perigoso.

Aimar - 1
O argentino foi uma sombra do que já demonstrou. Apático, sem garra e capacidade para por a equipa a jogar.

Coentrão - 3
O menos mau encarnado. Jogando mais adiantado do que habitualmente, tentou dar a profundidade ao flanco esquerdo nem sempre com grande eficácia.

Saviola - 2
Teve nos seus pés as 2 melhores oportunidades encarnadas do jogo mas não foi eficaz. Demasiado individualista por vezes ainda demonstrou alguns pormenores.

Cardozo - 1
Ninguem deu por ele em campo simplesmente porque ele não jogou e raramente tocou na bola.

Jara - 1
Depois de andar a ser titular durante os ultimos jogos foi relegado para o banco e o facto de ser o primeiro jogo "quente" oficial denotou algum nervosismo.

Sidnei - 2
Entrou para substituir o lesionado Luisão e não complicou em demasia as suas funções.

Gaitan - 1
Jogou alguns minutos sem efeitos práticos.

bom: De positivo só mesmo o apoio dos adeptos encarnados até ao final do jogo porque de futebol o que o Benfica fez ontem não teve nada de positivo.

mau: Tudo! Desde o primeiro ao ultimo minuto o Benfica nunca se encontrou e fez um jogo para esquecer.

Melhor em campo: Varela (FCPorto).

Arbitragem - 2
Duvidas no lance de Coentrão sendo que de qualquer das maneiras o amarelo por simulação é exagerado. Capitulo disciplinar pessimo com , pelo menos, 2 jogadores do Benfica "perdoados", casos de Cesar Peixoto e David Luiz que poderiam ter visto o vermelho directo.

Sem comentários: