sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Champions League 2010/2011

O sorteio da Liga dos Campeões referente à época 2010/2011 não foi o mais favorável mas tambem não o mais complicado para as equipas portuguesas, Benfica e Braga, presentes.



Dentro das várias equipas presentes nos potes pode-se dizer que o Benfica teve mais sorte na equipa que lhe saiu do Pot1 mas menos sorte no Pot3. O Braga dentro das perspectivas desportivas teve alguma sorte no sorteio mas para o espetáculo tambem não foi o melhor sorteio a nível dos "nomes" das equipas.



O Benfica ficou no grupo B com: Lyon, Schalke 04 e Hapoel.

Das equipas do Pot1 (cabeças-de-série) o Lyon era provavelmente a equipa mais acessivel (juntamente com o sempre incognito ACMilan) e portanto o sorteio parece ter sido favoravel aos encarnados. Mas do Pot3 saiu o provável adversário directo para a qualificação para os oitavos de final, o Schalke 04 umas das equipas mais fortes de Alemanha e do Pot3. No ultimo Pot calhou o Hapoel que, não sendo uma equipa que dê grandes preocupações, a viagem a Israel pode ser um obstáculo.

Ao Braga calhou-lhe em sorte o Arsenal, equipa sempre presente nestas competições e que, embora sem resultados nos ultimos anos, continua a ser forte. Nos Pot3 e 4 o Braga teve adversários acessiveis que lhe permitem sonhar com uma passagem aos oitavos de final pois tanto S. Donetsk como Partizan não são "grandes" da Europa sendo que o maior entrave serão as viagens.

Boa sorte às equipas portuguesas

Carrega Benfica

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

2ª jornada...Roberto a "brilhar"

Resultados da 2ª jornada envolvendo candidatos ao titulo:

Nacional 2 - 1 Benfica
Setubal 0 - 0 Braga
Sporting 1 - 0 Maritimo
FCPorto 3 - 0 Beira Mar

De realçar a vitória tranquilo do Porto no seu reduto perante um fraquinho Beira Mar . A vitória do Sporting selada no minuto 90 com um golo de penalty de Matias (penalty evidente) . O empate do Braga em Setubal a acusar o jogo da Champions. A derrota (2ª consecutiva) dos campeões nacionais na Madeira.

Só tenho a dizer 2 coisas relacionadas com o mesmo:

A primeira: desde o 1º minuto que o vi jogar que gostei do estilo dele à baliza, da maneira como parecia empenhado em fazer melhor e da esperança que ele me dava em que a pré-época e sucessivos erros que fez, iam passar e o Roberto ia justificar o valor do seu passe (pelo menos na compra que o Benfica fez) em 8.5 milhões de euros.

A segunda: esperança acabou. Hoje, vejo que o Benfica é um clube tão bom que , por 8.5 milhões de euros , conseguiu reforçar 15 equipas da Liga Zon Sagres com um reforço que dá efectivamente pontos...a todas as equipas , menos ao Benfica.Ou seja, cada equipa (isto se o Roberto for sempre titular) arranjou um reforço (ele proprio) no valor de 560 mil euros pagos pelo proprio Benfica. Eu já o tinha visto ter alguns erros que...enfim...depois nos jogos oficiais, com o FCPorto não tem culpas, nem mesmo com a Académica em que até me pareceu mais confiante e que o sector recuado do Benfica estava a ganhar mais serenidade com ele mas, na Madeira aquele 2º golo é de bradar aos céus...Quim acho que todos os benfiquistas te pedem desculpa!!

Mesmo com este Roberto "sempre aberto" na baliza (tomara que não) o Benfica será sempre o Benfica e eu, um benfiquista com orgulho.

Carrega Benfica

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

1ª jornada Liga Zon Sagres

A jornada inaugural da liga 2010/2011 já trouxe algumas surpresas, ficam os resultados:

Braga 3 - 1 Portimonense
Marítimo 0 - 1 V. Setubal
Naval 0 - 1 FCPorto
Paços de Ferreira 1 - 0 Sporting CP
Rio Ave 0 - 1 Nacional
Beira Mar 0 - 0 U. Leiria
Benfica 1 - 2 Académica

Em relação aos "grandes" o grande destaque vai para a derrota do campeão em pleno estádio da Luz frente a uma Académica desinibida , nada incomodada com o ambiente e com uma atitude muito boa que lhe permitiu uma vitória muito saborosa. O Sporting tambem não fez melhor ao perder em Paços de Ferreira frente a uma equipa da casa bastante aguerrida e a justificar tambem o triunfo. O FCPorto só com a ajuda dum penalty "pateta" conseguiu ultrapassar a Naval já bem perto do fim mas o triunfo assenta bem na equipa de Villas Boas pelo que esta fez principalmente na 2ª parte. O Braga começou ao seu jeito, com uma vitória em casa, com alguns momentos menos bons mas com um bom resultado.

domingo, 8 de agosto de 2010

Vitória Azul

Benfica 0 - 2 FCPorto
Supertaça Candido de Oliveira

Ontem começou a época oficial 2010/2011 em Portugal. O Campeão Nacional Benfica e o vencedor da Taça de Portugal FCPorto ndefrontaram-se em Aveiro em jogo a contar para a Supertaça. Jogo que terminou com a vitória azul num jogo tipico de pré-época. A vitória não sofre qualquer contestação e foi inteiramente justa já que o FCPorto foi superior ao Benfica durante praticamente todo o encontro. Entrou no jogo a ganhar e isso tambem influenciou com um golo de Rolando aos 3' e a partir dai o Benfica nunca mais se encontrou perante um FCPorto sempre mais dominador, mais pressionante e com o controlo do jogo.
O Benfica nunca chegou a responder a esse golo e dar uma imagem diferente e entrou na 2ª parte da mesma forma amorfa com que acabou a primeira acabando por sofrer o 2-0 por Falcão. Até ao fim, o jogo deixou de ter muita história pois nem o Benfica conseguiu aproximar-se com real perigo nem o FCPorto acelerou mais (tambem não foi preciso).

O Benfica alinhou no 4x4x2 losango com:

Roberto - 2
O espanhol tarda em demonstrar e dar à equipa a segurança e confiança necessárias e, embora sem culpa nos golos sofridos, isso reflecte-se no sector defensivo. De positivo uma excelente intervenção a remate de Sapunaru.

Amorim - 1
Correu bastante no apoio ao ataque e desse modo abriu infinitas avenidas no seu corredor e, com Varela do seu lado, isso foi fatal. Muito displicente no lance do 2º golo portista.

Luisão - 2
Obviamente fora de forma o capitão lutou até à exaustão. Foi ultrapassadono lance do golo de Falcão por Varela mas lutou até não puder mais.

David Luiz - 2
Tentou como sempre ser o pronto socorro lá atrás mas nem sempre com precisão. Saiu a jogar várias vezes e bem mas depois a equipa não respondia às suas investidas.

César Peixoto - 2
Tinha pela frente Hulk mas não se retraiu fazendo um jogo mediocre, sem dar a profundidade pretendida ao flanco esquerdo mas sem comprometer na defesa.

Airton - 1
Sentiu em demasia o peso do jogo e do contexto deste. Começou o jogo numa tremideira incrivel sem conseguir fazer um passe em condições e não foi o "tampão" necessário à equipa. Deixou-se antecipar no 2º golo azul.

Carlos Martins - 2
O médio lutou bastante mas o discernimento não foi o melhor fruto do esforço que fez no jogo anterior em que alinhou os 90 minutos. Teve um livre perigoso.

Aimar - 1
O argentino foi uma sombra do que já demonstrou. Apático, sem garra e capacidade para por a equipa a jogar.

Coentrão - 3
O menos mau encarnado. Jogando mais adiantado do que habitualmente, tentou dar a profundidade ao flanco esquerdo nem sempre com grande eficácia.

Saviola - 2
Teve nos seus pés as 2 melhores oportunidades encarnadas do jogo mas não foi eficaz. Demasiado individualista por vezes ainda demonstrou alguns pormenores.

Cardozo - 1
Ninguem deu por ele em campo simplesmente porque ele não jogou e raramente tocou na bola.

Jara - 1
Depois de andar a ser titular durante os ultimos jogos foi relegado para o banco e o facto de ser o primeiro jogo "quente" oficial denotou algum nervosismo.

Sidnei - 2
Entrou para substituir o lesionado Luisão e não complicou em demasia as suas funções.

Gaitan - 1
Jogou alguns minutos sem efeitos práticos.

bom: De positivo só mesmo o apoio dos adeptos encarnados até ao final do jogo porque de futebol o que o Benfica fez ontem não teve nada de positivo.

mau: Tudo! Desde o primeiro ao ultimo minuto o Benfica nunca se encontrou e fez um jogo para esquecer.

Melhor em campo: Varela (FCPorto).

Arbitragem - 2
Duvidas no lance de Coentrão sendo que de qualquer das maneiras o amarelo por simulação é exagerado. Capitulo disciplinar pessimo com , pelo menos, 2 jogadores do Benfica "perdoados", casos de Cesar Peixoto e David Luiz que poderiam ter visto o vermelho directo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Arranca a época!!

Benfica Campeão Nacional e FCPorto vencedor da Taça de Portugal arrancam a época com um embate referente à Supertaça Candido de Oliveira.
Muitos consideram o Benfica favorito devido à pré-época realizada pelos campeões nacionais e às boas indicações já deixadas aliadas ao facto de ter mantido a equipa tecnica e a estrutura base da equipa que se sagrou campeã a época transata. Houve até à data apenas duas baixas de vulto no seu plantel (Di Maria e Ramires e ainda Quim) e algumas entradas que podem dar dores de cabeça a Jesus tais como Gaitan e Jara. Roberto foi contratado para a baliza e até agora houve ainda mais duas novidades no plantel , os jovens Fabio Faria e Rodrigo. Dos jogos já realizados de realçar o bom momento de Jara que se perfila para ser titular caso Jesus avance para o 4x3x3 e ainda a pouca estabilidade de Roberto na baliza embora nos ultimos jogos já tenha estado em melhor plano. Gaitan já mostrou ser bom jogador mas talvez não seja o indicado para substituir Di Maria. Fabio Faria é uma alternativa válida aos centrais e à lateral esquerda e Rodrigo vamos ver já que chegou hoje ao clube. Certamente Vieira e Rui Costa em comunhão com Jesus encontrarão alternativa a Ramires e a Di Maria para fechar o plantel.
No lado dos dragoes à quem lhes dê o favoritismo devido à hegemonia do FCPorto nesta competição em particular e no confronto com os encarnados na Supertaça. André Villas Boas vem substituir Jesualdo e com ele trás certamente uma metodologia e filosofia diferente de trabalhar e portanto o FCPorto parte um pouco atrás no que a isto diz respeito. Entraram alguns jogadores sendo o nome mais sonante o João Moutinho, além de Emilio Rafael, Walter, James Rodriguez, Kieszek, Souza e Sereno sendo que destes todos apenas Moutinho em principio entra de caras no onze titular. Sairam peças importantes como Bruno Alves (muito dificil de substituir com a mesma qualidade e caracteristicas) ,Stepanov, Nuno, Farias, Valeri e Nuno André Coelho (tirando Farias, estes jogadores não tiveram o rendimento desejado) e portanto é um FCPorto ainda um bocado "aos retalhos" que se apresenta esta noite sendo que, vai certamente por bastantes dificuldades ao Benfica.
Que seja um grande jogo e que ganhe o melhor, e que o melhor (como sempre) seja o Benfica!!
Carrega Benfica