1. Antes de mais cria saber como nasceu o teu gosto pelo futsal.
Nasceu posteriormente ao gosto pelo futebol. Como é difícil jogar futebol de 11 entre amigos, comecei a jogar em campos de futsal, 5x5, até que comecei a participar em torneios e comecei a interessar-me e a querer saber mais.
2. Tens algum ídolo a nível do futsal? Ou do futebol?
Do Futebol o Gerrard e Ibrahimovic, no futsal, Falcão, Ricardinho e Arnaldo.
3. Qual é a tua posição preferida? E aquela em que te sentes melhor?
Eu gosto de jogar como fixo, é aí que acho que sou mais útil e quase instintivamente desloco-me para essas zonas. Mas se tiver que jogar noutra posição jogo.
4. É nessa posição portanto que pensas que podes beneficiar mais a equipa. Porque?
Sim, até porque jogadores mais avançados temos muitos e de grande qualidade. Aliás ligo muito a parte defensiva do jogo, por isso acho que é a posição aonde posso acrescentar algo de positivo a equipa, sabendo no entanto que ainda tenho que melhorar em muitos aspectos.
5. Porque decidiste avançar na organização de uma Liga de futsal em Coimbra?
Isso deveu-se a uma intenção de jogar uma competição de longa duração, á imagem do que acontece no Porto e em Lisboa, só para equipas amadoras.
6. Achas que está a ter o sucesso esperado? E achas que se deve a que (o sucesso ou insucesso da prova)?
Está a ter um enorme sucesso na minha opinião, teve uma enorme adesão da parte das outras equipas e todas estão a dar muita importância e a envolverem-se na competição. O sucesso deve-se essencialmente ás equipas, pelo esforço e pela dedicação que estão a dar a prova.
7. Em relação às equipas escritas, achas que há competitividade e condições para termos bons espectáculos de futsal pelos pavilhões de Coimbra?
Sem dúvida, já tivemos excelentes jogos e isso deve-se a um bom nível que as equipas apresentam. Por exemplo o Civil United x Niggaz, foi na minha opinião um excelente jogo. Quanto a competitividade, basta ver que já tivemos equipas “de baixo” da tabela a criar dificuldades ás que estão no topo e até já retiraram pontos. Está a ser muito interessante.
8. Falando nos Niggaz, a tua equipa. Porque esta paixão pelos Niggaz e pela sua mística?
O conceito total de ser nigga poucos ainda conhecem, talvez só os fundadores e se calhar só alguns deles. Mas a ideia era reunir o nosso grupo de amigos das sextas-feiras no centro. Reunir os melhores e formar uma equipa para competir em torneios. Felizmente temos tido algum sucesso até agora.
9. A equipa é relativamente nova (só participou num torneio – em 2 edições) que está a dar os primeiros passos numa competição mais firme. Como vês a evolução da equipa?
É enorme. Ao nível do plantel, estamos muito melhores, há mais opções, de maior qualidade. Qualquer jogador pode-se sentar no banco. A equipa em termos de organização também cresceu e temos um treinador com experiencia no cargo. Quanto a experiencia…só se ganha participando em torneios e jogando mais jogos. É isso que estamos a fazer.
10. Os Niggaz já mudaram de treinador uma vez (e tiveram um momento que andavam à deriva nessa questão). Achas que esses “casos” tiveram consequências na equipa?
Não penso que afectou a equipa em termos psicológicos. Mas são 2 estilos de gerir a equipa completamente diferentes, é normal que precisamos de tempo para adaptar aos métodos dos 2. Quando o treinador José Pinto chegou tentou pôr-nos a jogar de maneira diferente da anterior. É normal já que se tratam de 2 treinadores diferentes. Mas a adaptação foi rápida.
11. Achas que agora a equipa está mais estabilizada a esse nível?
Está estabilizada, ao nível de ter um treinador fixo definitivamente. E por isso o problema do treinador já não existe, já que temos um agora.
12. A equipa teve 2 treinadores “ a sério “. O Bruno e agora o Pinto. Achas que há grandes diferenças entre eles? Como viste e vês a relação deles com a equipa?
São grandes diferenças, pois tratam-se de pessoas e maneiras de ver o futsal diferentes. Nesse aspecto não há grande comparação. Na relação com a equipa também são grandes as diferenças, pois tem maneiras diferentes de falar, isso nota-se principalmente nas palestras antes dos jogos. São acima de tudo abordagens diferentes. Nem melhores nem piores, não me cabe a mim dizer isso, apenas diferentes.
13. Estando Pinto agora na equipa técnica achas que a equipa ganha ou perde em relação ao anterior treinador? Em que aspectos?
Não vou estabelecer comparações, porque não quero desencadear discussões nenhumas, e comparar pessoas e métodos completamente diferentes é complicado. São diferentes, acho que apesar de tudo há coisas boas que um tinha e outro não tem e vice-versa.
14. Como viu a alteração de treinador a nível técnico-táctico? Houve uma boa adaptação da equipa a esta mudança? Que achas que mudou na equipa a nível do futsal?
Houve, isso é inegável. A equipa já não joga tanto por impulsos individuais, como antes. Adaptação foi boa, porque na minha opinião a equipa encontrava-se muito presa, agora é mais dinâmica. A táctica também é diferente, mas acho que nos estamos a enquadrar bem nela. Ainda é possível melhorar, mas estamos cada vez mais a interioriza-la. Agora o treinador José Pinto também teve mais tempo para a trabalhar que o treinador anterior.
15. E como vê a relação dos jogadores dos Niggaz com o Pinto? Sabe-se que o ex-treinador não gerava consenso entre o seio da equipa.
A relação entre o técnico e o grupo parece-me muito boa, analisando as relações pessoais entre nós e ele. É uma pessoa com quem se consegue falar com algum a vontade. Quanto ao ex-treinador, não me vou pronunciar se gerava ou não consenso. Faça essa pergunta aos outros elementos. Não me importo de ficar com a “fama” de ser o jogador que o criticava na equipa e que os outros não. Se alguém pensar dessa forma, deixa estar, não estou muito preocupado com isso.
16. E qual a sua relação com o treinador? Também se sabe-se que com o ultimo treinador a relação não é a melhor.
È como já disse na pergunta anterior, ao nível pessoal boa, é uma pessoa fácil de se chegar. Em relação ao ex-treinador, não me vou pronunciar. Até porque não fui eu que me “chateei” com ele. Nem me interessa estar a falar sempre no mesmo.
17. Sendo um dos “fundadores” do clube e sendo dos que tem e transmite mais mística dos Niggaz acha que deveria receber outro tratamento por parte do treinador a nível de tempo de jogo? Ou seja, acha que devia jogar mais tempo do que tem jogado ultimamente por esse motivo ou por outro?
Não, o facto de ser dos que tem mais tempo, ou ser fundador, não tem nada a ver, na minha opinião. Joga quem estiver melhor, não tem nada a ver com antiguidade no plantel.
18. Passaste de titular indiscutível (inclusive com o outro treinador) a suplente da equipa. Como sentiste essa mudança? Achas justo?
A questão de começar no banco não me preocupa muito. Nunca me preocupou, nunca tive problemas de me sentar no banco. O treinador tem, tirando talvez 3 jogadores, alternado muito os jogadores. Só tenho que esperar por ter mais minutos. Apenas se passou um episódio num jogo que não gostei mas também não interessa muito e já passou.
19. Já jogaste alguns jogos pelos Niggaz. Qual a equipa que, a teu ver tem mais qualidade e criou mais dificuldades aos Niggaz até hoje?
Os RCSOFT, pela cultura que tem ao nível do futsal e como é obvio pela qualidade dos seus jogadores.
20. Em relação aos jogos já realizados na Liga pelos Niggaz (vitórias por 4-1 aos Pai da Manada(c), 3-2 aos Canelas Tunning(f), 6-3 aos Cision Portugal(f), 10-4 aos Netvita/HIS(f) e 5-2 aos Civil United (f)), como descreves cada um deles(cada jogo)?
O dos pai da manada, para mim foi no geral o melhor jogo da equipa, atendendo a que foi contra uma excelente equipa e conseguimos realizar um excelente jogo. Os canelas para mim está no outro extremo, foi o pior jogo, a equipa procurou resolver as coisas de uma maneira muito individual e pouco colectiva. Felizmente a exibição menos conseguida não teve consequências ao nível de pontos. O do Cision também foi um bom jogo, embora tivemos 2 períodos no jogo em que não estivemos tão bem. Mas foi um bom jogo da equipa. Os Netvita/HIS, teve 2 partes distintas, uma primeira de equilíbrio e a segunda onde estivemos bem e fizemos valer a nossa qualidade. Os Civil foi provavelmente o jogo mais equilibrado de todos os que fizemos, acho que o equilíbrio foi nota dominante durante todo o jogo, só nos últimos 5 minutos fomos significativamente melhores que eles e foi isso que justificou um resultado algo alargado.
21. Foram 4 vitórias fora dos Niggaz. Achas que isso é um bom incentivo para os próximos jogos?
Sem dúvida, todas as vitórias dão confiança e isso é bom desde que não seja excessiva.
22. Esses jogos serão com Under 41 e Buba juniores. Achas que os Niggaz podem ganhá-los? Afinal de contas na pré-época jogou com ambos e perdeu mais do que uma vez. Serão jogos complicados certamente.
Sem dúvida, quer um quer o outro. O dos Under41 vai ter características muito diferentes do amigável, porque nesses jogos apresentamo-nos muito desfalcados e agora vamos estar na máxima força, vai ser um jogo muito difícil contra uma equipa muito experiente. Temos que ser inteligentes nesse jogo.
Contra os Buba vai ser um jogo interessante e de abordagem completamente diferente. No primeiro amigável a vitória podia ter pendido para qualquer dos lados, embora a vitória tenha sido justa para eles. No outro, rodamos jogadores menos utilizados e com poucos minutos e alguns nem convocados vão ser para esse jogo. Mas foi equilibrado e em certas alturas até fomos melhores. Agora é a serio vai ser certamente um grande jogo.
23. Voltando aos Niggaz, como te sentes ao seres o capitão de equipa dos Niggaz? Achas que tens mais responsabilidades por isso?
Sim, tenho mais responsabilidades por isso e também por ser um organizador da liga. Tenho que ter algum cuidado com a minha postura nos jogos.
24. Como vê os Niggaz no seu todo? Achas que há um espírito colectivo na equipa? Achas que os Niggaz são uma verdadeira equipa?
Sim, foi outra coisa que crescemos muito, temos realmente um espírito colectivo. Isso vê-se com jogadores suplentes apoiar os jogadores da sua posição que estão a jogar, por exemplo, como se fossem eles próprios. Nesse aspecto somos campeões.
25. Desde o ultimo torneio em que participou, os Niggaz alem dum novo treinador, tem jogadores novos na equipa. Acha que são mais valias para o clube?
Sem duvida. Trouxeram qualidade e algo que faltava a equipa. Porque tem características que não tínhamos.
26. Tendo em conta todo o plantel dos Niggaz quais te parecem os pontos fortes da equipa e os pontos fracos?
Pontos fortes a competitividade da equipa, com bons jogadores para todas as posições e uma equipa muito combativa e unida.
Pontos Fracos, concentração competitiva, muitas vezes falhamos na concentração, basta ver que já demos (é mesmo esta a palavra) golos demais ás equipas adversárias na liga.
27. Qual te parece o sector “mais bem servido” dos Niggaz? Guarda-redes, Defesa ou Ataque?
Acho que estão todas, mas o ataque, porque primeiro tem muitos jogadores e depois todos eles de grande qualidade, Hugo, Vinhas, Vasco, Aylton, Leo, Takuh, André…nessa posição temos muitas alternativas.
28. E a nível de jogadores? Descreve o ponto forte e fraco de cada um.
Toze – É muito destemido na defesa, tem que se controlar ás vezes, pois é muito nervoso.
Rafa – Tem um grande sentido de grupo e de esforço, acho que precisa algumas vezes de ter mais confiança nele.
Jorge – Tem um bom toque de bola e sai bem a jogar. Ás vezes agarra-se demasiado á bola e não resiste a uma finta e a uma “cueca” em zonas proibidas.
Luís – Tem um grande coração a jogar, dá tudo pela equipa mesmo sabendo que tem algumas limitações, tem melhorado muito na marcação. Tem alguns problemas que precisa de ter uma concentração a 100% durante o jogo, coisa que falha constantemente, muitas das vezes é preciso jogar feio e não tem muito discernimento nessas alturas e sente-se muito nervoso nos jogos importantes e quando há alguma pressão.
Batista – Alem de jogar simples, fá-lo quase sempre bem, é o melhor jogador da equipa (para mim) a jogar de primeira, lê bem o jogo. Ás vezes dispersa-se nas marcações.
André – É totalmente imprevisível o que ele pode trazer ao jogo, tanto pode entrar amorfo, como entrar com o “gás” todo, mas já foi importante esta liga. Precisa na minha opinião de por mais garra no seu jogo.
Aylton – Conseguiu em pouco tempo assumir uma grande importância no jogo da equipa, com ele atacamos de uma maneira, sem ele de outra. É para mim o motor da equipa em termos ofensivos, jogo passa quase sempre por ele e a juntar a isso é muito difícil de o ultrapassar no um para um, é rápido e destemido. A melhorar penso só que tem que analisar melhor os momentos de pegar no jogo e cair para cima do adversário, ás vezes não deve ser tudo resolvido por ele, que penso que foi só o que faltou no único jogo que foi menos conseguido por ele (Canelas), na minha opinião.
Takuh – Uma verdadeira caixa de surpresas, tanto pode fazer uma boa jogada, como no momento a seguir parecer um jogador banalíssimo. É muito esforçado apesar de tudo e luta por todas as bolas.
Leo – Está a ter algum azar na liga, pois ainda não conseguiu fazer uma grande exibição. Tem uma boa qualidade técnica, precisa de a por em evidencia nos jogos. Menos bom, alguma falta de visão de jogo, principalmente no aspecto de quando deve atacar ou quando deve circular a bola e nas marcações, no entanto já tem melhorado nisso.
Hugo – Finaliza como ninguém de pé esquerdo, desmarca-se bem no ataque. A melhorar, melhorar um pouco nas acções fora da zona de finalização e menor “mau humor” durante os jogos.
Vinhas – Consegue aliar uma grande velocidade a uma grande técnica, o que não é fácil, veio agora de lesão ainda está a recuperar a melhor forma e finaliza muito bem, a melhorar, muitas vezes um pouco mais de confiança nas suas capacidades e quando joga em posições mais recuadas, atenção ás marcações.
Vasco – Para mim o jogador dos Niggaz com maior capacidade técnica, segura muito bem a bola e é dono de uma capacidade técnica que é difícil de ser superada no um para um. A melhorar, tem algum desleixo nos aspectos defensivos e algumas vezes empolga-se demais devendo jogar mais simples sem nunca deixar de arriscar no um para um porque é uma mais valia.
29. Qual (ou quais) os jogadores (dos Niggaz) que a teu ver tão a ter um melhor rendimento na Liga?
Em termos de regularidade tenho que premiar o Aylton, acho que tirando o jogo com os canelas, que foi menos conseguido mas não mau, foi sempre dos melhores ou o melhor da equipa nos outros jogos e é muito completo, pois ataca e defende muito bem. Mas outros jogadores têm estado bem, como Toze, Hugo e o regresso muito bom do Vinhas.
30. Estão portanto em boa forma. Quais os motivos que te levam a dizer que ele(s) estão tão bem?
O Aylton já referi atrás o porque, tem sido sempre dos melhores. O Hugo pela importância que assume na zona de finalização e já leva 7 golos. O Vinhas porque teve um regresso muito bom e em 2 jogos já vez 5 golos. O Toze fez um jogo fantástico contra os Civil e tem estado sempre bem nos outros jogos. Para mim estes tem se destacado mais.
31. O que acha da equipa a nível “futebolístico”? Achas a equipa equilibrada em todos os sectores a nível de jogadores?
Sim. Na baliza temos 2 excelentes guarda-redes, na defesa também e no ataque temos opções para dar e vender. E todos os jogadores têm níveis aproximados.
32. Há alguma coisa a melhorar no jogo da equipa?
Sim. Contra equipas mais fechadas, temos que nos movimentar mais na frente e circular a bola com movimento, os jogadores da frente tem que vir buscar mais jogo. Ter alguma atenção ao facto de já termos sofrido muitos golos e o treinador conhecer um bocado melhor as características dos nossos jogadores, pois ás vezes no meu ponto de vista há jogadores a jogarem fora das suas posições e isso tem influencia.
33. Em relação à liga em que participa, achas que os Niggaz podem ter aspirações a ganhá-la? Na verdade têm 5 jogos e 5 vitórias…
No início não achava, mas agora tem dado para ver que estamos a um bom nível fruto de só agora termos a equipa na máxima força. Mas ainda é muito cedo.
34. Como sentes esta liderança dos Niggaz?
Apenas como um facto de alguma motivação extra, mas que não tem grande importância neste momento.
35. Achas que as outras equipas vos vão olhar com “outros olhos” por tarem em 1º?
Já algum tempo que nos olham de maneira diferente.
36. Quais são os objectivos da equipa na competição a teu ver? Achas que são possíveis de alcançar?
No início era ficar nos primeiros lugares. Para já estamos em primeiro. O objectivo passa por sempre tentar ganhar todos os jogos. Vamos ver no que dá…
37. Qual (ou quais) os adversários mais complicados que esperas (ou já encontraste) na liga?
Os RCSOFT e os Buba Juniores parecem-me os mais fortes.
38. Há algum favorito a ganhar a Liga Amadora de futsal de Coimbra?
Para mim os RCSOFT.
39. Em relação a ti, quais os teus objectivos tanto na liga, como na equipa e no futuro futebolístico?
Os meus objectivos passam por ajudar a equipa, gostava de ganhar a liga, o futuro futebolístico é continuar a jogar.
Obrigado pela colaboração. Carrega Niggaz
VENCEDORES TAÇA: RCSOFT
Há 4 semanas
1 comentário:
o aylton so nao jogou bem contra nos porque e nosso amigo=D
Enviar um comentário